Licença: Gratuito
Tradução: Disponível em português do Brasil
Sistema:Windows 98/Me/2000/XP
Este software não possui um objetivo delimitado, pode ser utilizado em diferentes atividades, que envolvam diferentes disciplinas, em diferentes níveis de ensino. Contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e possibilita a aquisição de noções de programação.
Acesse a página http://www.nied.unicamp.br/softwares/software_detalhes.php?id=33
Ou clique em: Fazer download. O download do software Superlogo 3.0 é gratuito.
Obs. O arquivo vem compactado, ou seja, para abrí-lo você precisa ter o winrar em sua máquina. (acaso não tenho o winrar, clique aqui para fazer download)
Depois do download feito, abra o winrar e extraia todos os arquivos para uma pasta em seu computador.
Depois, clique em setup.exe e siga os passos para instalação.
Utilizando o Super Logo
Janela Gráfica e a Janela de Comandos.
Na Janela Gráfica aparece a figura de uma "Tartaruga", um cursor gráfico (representa um plano coordenado sem eixos desenhados, na posição (0,0)) que, a partir de comandos específicos movimenta-se na tela permitindo a construção de desenhos.
O plano coordenado tem dimensões de 1.000 passos na horizontal por 1.000 passos na vertical sendo que a tartaruga, ao chegar a um dos extremos do plano, passa automaticamente ao outro extremo, tanto na horizontal quanto na vertical. Esta janela além de permitir a execução dos desenhos elaborados pelo usuáriopermite acessar o menu de opções do ambiente.
A Janela de Comandos permite ao usuário digitar as instruções a serem executadas pelo Logo e acionar os botões do ambiente.
Para utilizar o Super Logo, você precisa respeitar uma tabela de comandos:
COMANDO | AÇÃO |
PF
| PARAFRENTE: Movimenta a tartaruga n* passos para frente (no sentido que ela estiver apontando, o número de passos digitado). |
PT
| PARATRÁS: Movimenta a tartaruga n*passos para trás (no sentido que ela estiver apontando, o número de passos digitado). |
PD
| PARADIREITA: Gira a tartaruga n*graus à direita. |
PE
| PARAESQUERDA: Gira a tartaruga n* graus à esquerda. |
TAT | TARTARUGA: Apagar a tela e posicionar a tartaruga na sua posição inicial. Posição (0,0) e direção norte. |
UN | USENADA: Permite movimentar a tartaruga sem desenhar a trajetória na tela |
UB | USEBORRACHA: Permite movimentar a tartaruga apagando traços que estejam na sua trajetória |
UL | USELÁPIS:Permite movimentar a tartaruga desenhando a trajetória na tela |
DT | Torna a tartaruga invisível |
AT | Torna a tartaruga visível |
MUDECL
| Muda a cor da linha traçada pela tartaruga. |
MUDECP
| Muda a cor de preenchimento do objeto o qual a tartaruga está posicionada. |
PINTE | Pinta o interior de uma região, onde a tartaruga se encontra com a cor escolhida por “mudecp n”. |
REPITA n* [lista de comandos] | Executa n*
|
Rotule [palavra]; rotule [número] | Permite escrever palavras e números. |
onde n* - número
Para colorir no software cada cor, tem um número de comando correspondente:
Atividades:
1 - Ambientação.
2 - Execute os comandos necessários para realizar o seguinte desenho: (Anote)
3 - Construa um quadrado e descreva quais passos utilizou para essa tarefa.
4 - Construa um triângulo equilátero. Descreva quais passos utilizou para realizar essa tarefa.
5 - Se você desejasse aproveitar o seu triângulo equilátero como chapéu de um palhaço,
ele já estaria na posição adequada? Desenhe também um rosto para o palhaço. Que figura utilizou?
6 - Outras atividades.
Para saber mais, veja:
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