março 28, 2010

Proposta de Atividade com o Super Logo

Detalhes Software

Licença: Gratuito
Tradução: Disponível em português do Brasil
Sistema
:Windows 98/Me/2000/XP

Este software não possui um objetivo delimitado, pode ser utilizado em diferentes atividades, que envolvam diferentes disciplinas, em diferentes níveis de ensino. Contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e possibilita a aquisição de noções de programação.

Para download e instalação

Ou clique em: Fazer download. O download do software Superlogo 3.0 é gratuito.

Obs. O arquivo vem compactado, ou seja, para abrí-lo você precisa ter o winrar em sua máquina. (acaso não tenho o winrar, clique aqui para fazer download)

Depois do download feito, abra o winrar e extraia todos os arquivos para uma pasta em seu computador.

Depois, clique em setup.exe e siga os passos para instalação.

Utilizando o Super Logo

O ambiente é composto por duas janelas: a

Janela Gráfica e a Janela de Comandos.

Na Janela Gráfica aparece a figura de uma "Tartaruga", um cursor gráfico (representa um plano coordenado sem eixos desenhados, na posição (0,0)) que, a partir de comandos específicos movimenta-se na tela permitindo a construção de desenhos.

O plano coordenado tem dimensões de 1.000 passos na horizontal por 1.000 passos na vertical sendo que a tartaruga, ao chegar a um dos extremos do plano, passa automaticamente ao outro extremo, tanto na horizontal quanto na vertical. Esta janela além de permitir a execução dos desenhos elaborados pelo usuáriopermite acessar o menu de opções do ambiente.

A Janela de Comandos permite ao usuário digitar as instruções a serem executadas pelo Logo e acionar os botões do ambiente.

Para utilizar o Super Logo, você precisa respeitar uma tabela de comandos:

COMANDO

AÇÃO

PF
n*

PARAFRENTE: Movimenta a tartaruga n* passos para frente (no sentido que ela estiver apontando, o número de passos digitado).

PT
n*

PARATRÁS: Movimenta a tartaruga n*passos para trás (no sentido que ela estiver apontando, o número de passos digitado).

PD
n*

PARADIREITA: Gira a tartaruga n*graus à direita.

PE
n*

PARAESQUERDA: Gira a tartaruga n* graus à esquerda.

TAT

TARTARUGA: Apagar a tela e posicionar a tartaruga na sua posição inicial. Posição (0,0) e direção norte.

UN

USENADA: Permite movimentar a tartaruga sem desenhar a trajetória na tela

UB

USEBORRACHA: Permite movimentar a tartaruga apagando traços que estejam na sua trajetória

UL

USELÁPIS:Permite movimentar a tartaruga desenhando a trajetória na tela

DT

Torna a tartaruga invisível

AT

Torna a tartaruga visível

MUDECL
n*

Muda a cor da linha traçada pela tartaruga.

MUDECP
n*

Muda a cor de preenchimento do objeto o qual a tartaruga está posicionada.

PINTE

Pinta o interior de uma região, onde a tartaruga se encontra com a cor escolhida por “mudecp n”.

REPITA n* [lista de comandos]

Executa n*
vezes os comandos contidos em uma lista.

Rotule [palavra]; rotule [número]

Permite escrever palavras e números.


onde n*
- número

Para colorir no software cada cor, tem um número de comando correspondente:

Atividades:

1 - Ambientação.

2 - Execute os comandos necessários para realizar o seguinte desenho: (Anote)

3 - Construa um quadrado e descreva quais passos utilizou para essa tarefa.

4 - Construa um triângulo equilátero. Descreva quais passos utilizou para realizar essa tarefa.

5 - Se você desejasse aproveitar o seu triângulo equilátero como chapéu de um palhaço,
ele já estaria na posição adequada? Desenhe também um rosto para o palhaço. Que figura utilizou?

6 - Outras atividades.

Para saber mais, veja:


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