fevereiro 25, 2013

Enfim, minhas impressões sobre o Tablet Educacional


Foto: Equipe Multimeios
Resolvi escrever esse post para apresentar um pouco sobre as minhas impressões a partir do Tablet Educacional, equipamento que está sendo distribuído pelo Governo Federal.
Em termos de configuração, desbloqueio e manual do usuário não encontrei muita dificuldade, o equipamento é relativamente simples para manuseio, configurações e navegabilidade. Não podemos desconsiderar que trata-se de um tablet de R$ 300,00, contando assim com as suas limitações. Para saber mais sobre características do Tablet Educacional: acessórios, desbloqueio, parte física e principais controles de navegação acesse o Tutorial Tablet Educacional.
Veja mais orientações na página oficial do FNDE que fala sobre o Tablet Educacional.

Em termos pedagógicos do uso do tablet, para iniciar essa discussão, entendo que a princípio seja necessário apresentar alguns conceitos que envolvem a Mobilidade, bem como, a dimensão educacional do uso das tecnologias móveis nos processos de ensino e de aprendizagem.

Mobilidade from Egui Branco

No que se refere a apropriação dos equipamentos pelos professores, concordo com a professora Gláucia Brito, em sua publicação no Blog da Gazeta do Povo, Educação & Mídia.
A distribuição dos tablets para os professores configura uma pré-etapa de aprendizagem tecnológica, onde o professor com essa ferramenta, irá realizar tarefas burocráticas da sua profissão e também fazer uso pessoal, ou seja, comunicar-se com seus amigos por e-mail e outros recursos, acessar as redes sociais e passar a conhecê-las, aprender a armazenar arquivos “nas nuvens”, passar a utilizar e-books disponíveis na rede, se familiarizar com pesquisas de conteúdo para suas aulas em diversas ferramentas disponíveis na internet, etc.
Após a pré-etapa, vem:
A 1a. etapa onde o professor faz uso dessas tecnologias disponíveis para melhorar as suas aulas, ou seja, passa a utilizar os recursos tecnológicos para melhor apresentar e expor os conteúdos da sua aula; indicar aos alunos quais recursos utilizar para auxiliar seu processo de pesquisa e realização de tarefas; disponibilizar seus materiais teóricos de diferentes forma, utilizando os recursos da Web 2.0.
Na 2a. etapa o professor utiliza as tecnologias para realizar mudanças parciais na sua ação pedagógica em sala de aula, criar novos espaços e atividades que vão além da sala de aula, por exemplo, criar um blog ou uma comunidade no facebook da disciplina, utilizar o twitter para enviar avisos aos alunos; criar novas formas de avaliação, etc.
Na 3a. etapa o professor fará uso das tecnologias para mudanças inovadoras. Esta etapa não depende só do professor, exige também uma flexibilização do currículo e a reestruturação de espaços com recursos tecnológicos diversos (BRITO, PURIFICAÇÃO E VERMELHO, 2000).

Sendo assim, temos aí um grande desafio...

Para saber mais:
Sala de Aula Conectada - Paraná
Ganhei meu Tablete Educacional, que faço com ele agora?
Tablet para os professores: eu quero

36 comentários:

  1. Opa Egui,

    Quando li o artigo da Professora Glácia Brito não comentei pois não tinha uma ideia madura do que não tinha gostado :-) Mas agora eu tenho, até aprendi uma palavrinha legal (buzzword) para usar :-)

    As etapas de aprendizagem tecnológicas citadas parecem reforçar que a Escola deve continuar do jeito que é (por algum tempinho a mais) e as mudanças precisam ser suaves...

    Muita gente, eu inclusive, acha que as mudanças precisam ser disruptivas (pronto, usei minha palavrinha nova de estimação)...

    Então a própria apropriação da ferramenta deveria ser disruptiva! Usar os tabletes para fazer chamada e lançar as anotações escolares me pareceu tão reducionista da ferramenta que imagino que deve ter alguma coisa me escapando...

    Acho que os Professores, gestores, pesquisadores, alunos e etc deveriam saltar direto para a etapa 3!

    É um esforço se apropriar da tecnologia(...), então vamos fazer o esforço valer mais a pena!

    Pois corre-se o risco da inércia do sistema não deixar que o dispositivo saia das etapas anteriores a etapa 3 :-)


    No mais é muito legal as pessoas que estão em contato com o dispositivo compartilharem suas impressões. Obrigado por fazê-lo.


    PS: Não considero que exista uma diferença entre aplicativos ("app" dos dispositivos móveis) e softwares (aplicativos de desktops ou notebooks). No Ubuntu (e várias distribuições Linux) todos os softwares estão centralizados num repositório idêntico ao google apps ou Appstore... É tudo programa para uma função específica, organizados numa plataforma para fácil pesquisa e instalação... carece mesmo essa diferenciação? Sim, é uma pergunta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sérgio, super obrigada pela sua passagem aqui e tb pela rica contribuição. Eu entendo sua preocupação e tb torço para que não fiquemos apenas nas primeiras etapas.
      Entendo que a Prof. Glaucia fala que os professores precisam ter tempo para se apropriar/sorver essa nova ferramenta. O tablet é dele (do professor) e depende dele essa apropriação. Aqui no PR iniciamos essa apropriação tb com o livro de chamada digital, além do professor acessar suas coisas pessoais (e-mail, afins), etc. Entendemos que isso não é reducionismo, mas que é um meio que irá contribuir, afinal para chamada online (por exemplo) o professore precisaria de um dispositivo para fazê-lo em sala de aula, isso ajuda.
      Sobre os apps, a apresentação foi desenvolvida para mostrar esses novos conceitos aos profs, usamos parte dela. Tb não considero que exista a diferença que citou, mas ali como precisávamos falar das lojas virtuais, achamos que a comparação dava conta.

      Excluir
  2. Alguns CPFs de professores estaduais não foram "indicados" para tal desbloqueio do "Tablet Educacional". Já estou há três meses "enchendo o saco" do MEC para que "indique" meu CPF para desbloquear e, até agora, NADA! Será que algum professor está passando pelo mesmo problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, tentei recebi a mesma mensagem do site do desbloqueio. Lamentável!

      Excluir
    2. Anônimo9:41 PM

      Estou com o mesmo problema e a escola diz que não pode fazer nada...

      Excluir
    3. Tem muita gente nessa.

      Excluir
    4. Tem muitos professores que não foram indicados por falta de informação das próprias secretarias de ensino.

      Excluir
  3. Até agora, meu CPF não foi "indicado" para o "desbloqueio" do tal "tablet educacional". Mais algum professor passa pela mesma situação que a minha? Já estou "enchendo o saco" do MEC, mas até agora, NADA! Assinei quatro vias de um "termo de compromisso", jundo a direção da unidade escolar em que trabalho (ESTADUAL, da qual o MEC deu "prioridade"), estou com o aparelho e só consigo acessar redes Wi-fi. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com a mesma pertubação!

      Excluir
    2. Também estou do mesmo jeito até agora e já faz um mês que recebi o Tablet e até agora nada no momento!

      Excluir
  4. Olá Fabiano, a questão do cadastro do CPF é das escolas, todas deveriam ter repassado os dados dos seus profs ao censo. O problema ocorre com as que não fizeram. Você é aqui do Paraná? Se sim, me encaminhe um email que vejo como te ajudar! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eguimara qual o contato da pessoa para solicitar recadastramento de nova senha do tablet aqui no Paraná? Pois meu sogro recebeu o tablet ja desbloqueado e foi preciso reseta-lo de fabrica, só que pede o cpf e senha... como não foi ele quem criou a senha o tablet esta sem utilidades. Poderias me ajudar? Obrigado

      Excluir
    2. Olá Alexandre, tente contato com Marcos Cantini - marcoscc@seed.pr.gov.br

      Excluir
  5. Também não conseguir desbloquear meu tablet, ocorre o que ocorreu com o Fabiano...meu CPF não foi "indicado" para o "desbloqueio" do tal "tablet educacional", sou do interior do estado de São Paulo, alguma dica? Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, aqui no PR existe um representante do Proinfo, que é nosso contato para esse fim. Sugiro que busque esse contato de vocês, ai no seu Estado. Ele é quem tem acesso a inclusão desses dados no sistema do FNDE, que gerencia tds os tablets do Brasil.

      Excluir
  6. Não consegui desbloquear meu tablet educacional. Diz que meu cpf não tá indicado para o mesmo. O que fazer?

    ResponderExcluir
  7. Não consegui desbloquear meu tablet. O que fazer?

    ResponderExcluir
  8. O meu problema é o mesmo de Fabiano e de Helio gostaria que me ajudassem adesbloqueá-lo

    ResponderExcluir
  9. o meu problema é o mesmo de Fabiano e de Helio, gostaria que alguem e ajudasse a desbloqueá-lo tambem.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não sei bem o que pensar sobre esse tablet. Estou querendo acreditar que seja uma boa intenção, mas de boas intenções o inferno está cheio.

    A suite de aplicativos até seria interessante (aliás, poderia ser a justificativa da existência do aparelho), se funcionasse. Tentar acessar os aplicativos do MEC sempre resulta em mensagens de erro. Ví que existe uma seção de livros, achei bem interessante, afinal, apesar de existirem diversos livros de domínio público disponíveis para download, esse aplicativo poderia ser de muita ajuda a professores que não tivessem muita intimidade com a tecnologia. Outra decepção. Apenas um título disponível. Uma busca rápida na seção de livros gratuitos da Amazon ou da Apple retorna centenas de títulos.

    Foi dito que é um aparelho com custo de 300 reais, já ví tablets com esse valor que possuiam configuração melhor (isso para usuários comuns, imagino o quanto um projeto como esse poderia reduzir os custos por unidade). Porém, mesmo assim a configuração seria suficiente para executar tarefas básicas de leitura, comunicação e produtividade. Seria, se a bateria não fosse de péssima qualidade. Um tablet é um dispositivo móvel, bateria é item fundamental em produtos dessa categoria. fiz alguns testes com o que recebi, e, salvo aconteça de ele estar com algum defeito, a bateria dura aproximadamente duas horas e meia de uso. Então, se o professor pretende usar o tablet para substituir seu pesado notebook (o que seria possível já que o aparelho conta com entrada mini HDMI) em uma aula ele não pode, pois a bateria pode acabar no meio da aula. Isso apenas para citar um exemplo. E, nem estou mencionando o irritante problema de o aparelho simplesmente desligar o acesso a redes sem fio quando em espera, e quando volta o wi-fi demora muitos minutos para ligar novamente. Realmente, não sei se o meu tablet veio com defeito ou se isso foi alguma coisa que fizeram na customização do Android que vem instalado. Como não tenho muita intimidade com o sistema, talvez até possa ser alguma configuração que não encontrei. Aliás, agradeço se alguém me indicar isso.

    De uma forma geral, o tablet é decepcionante. Uma iniciativa até legal, mas que falha em diferentes aspectos. Vou usa-lo mais um pouco, porém, acho dificil mudar de opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:15 PM

      No manual ta escrito que so dura tres horas

      Excluir
    2. Olá colegas! Entendo e lastimo a situação de todos... Infelizmente só poderei ajudar aqueles que forem do PR. Para os demais Estados a orientação é entrar em contato com o gestor do Proinfo no Estado. Essa pessoa é que tem acesso ao sistema onde se pode acrescentar/substituir CPF.

      Excluir
    3. Anônimo1:45 PM

      Eguimara Branco, estou com o mesmo problema tive que resetar o tablet mais nao me deram a senha pois o mesmo quando me entregaram ja veio desbloqueado, só que ao resetar ele pedi os dados do cadastro e ao por meu cpf o meu gmail é diferente. Como eu faço pra recuperar essa senha ou ate mesmo modifica-la? Tens o contato da pessoa responsavel aqui no estado do Paraná? Obrigado.

      Excluir
  11. meu tablet quebrou mandei para a autorizada, trocaram a placa mãe e me devolveram o tablet como novo!....mas, quando tento desbloquear diz que o meu cpf e senha já está sendo usado em outro tablet

    ResponderExcluir
  12. meu tablet quebrou mandei para a autorizada, trocaram a placa mãe e me devolveram o tablet como novo!....mas, quando tento desbloquear diz que o meu cpf e senha já está sendo usado em outro tablet

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7:27 PM

    Eu tenho o login e a senha, digito-os corretamente e informa que o servidor se encontra fora de área. Tento todos os dias e não consigo!

    ResponderExcluir
  14. O CPF informado não foi indicado para desbloqueio de um Tablet Educacional.
    Favor entrar em contato com seu gestor municipal ou estadual para verificar sua indicação. ESSA É A MENS. RECEBIDA NO PROC DE DESBLOQUEIO. NO MOMENTO O TABLET SÓ OCUPA ESPAÇO MAIS NADA..........NÃO SERVE PARA NADA.

    ResponderExcluir
  15. O CPF informado não foi indicado para desbloqueio de um Tablet Educacional.
    Favor entrar em contato com seu gestor municipal ou estadual para verificar sua indicação. ESSE TABLET ATÉ O MOMENTO SÓ OCUPA ESPAÇO NÃO SERVE PARA NADA. POSSO DESFAZER PARA RECICLAGEM???????????????

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2:17 PM

    o meu tbm não dá para entrar ! O que eu faço ?

    ResponderExcluir
  17. .



    Podemos resumir o tablet educacional T77 (muito semelhante ao T733) da CCE da seguinte forma:

    Vantagens:

    - 0800 - como foi grátis é uma vantagem que deve ser levada em conta (o tablet foi doado aos professores)
    - capacidade de armazenamento SD interno de 16GB (poucos possuem esta capacidade)
    - entrada de cartão micro SD até 32GB
    - Carregador e cabo de conexão com filtro (elimina ruídos)
    - Tela capacitiva de cinco toques (ainda existem no mercado telas resistivas)
    - câmera de 2 MP atrás e VGA na frente (muitos ainda vem com apenas 1 câmera)
    - bluetooth e wifi (acredite... já vi tablet que não tem bluetooth)
    - capa de proteção de borracha (a capa é muito bem feita)
    - possui entrada/saída de mini HDMI, micro USB, mini USB (ótima para pendrives)
    - dizem que tem garantia de 2 anos...

    Desvantagens:

    - o ideal seria que os professores recebessem um salário digno e comprassem seu próprio tablet (depender de esmola é humilhante)
    - a marca CCE (JAMAIS compraria um produto desta marca com meu dinheiro...)
    - de novo a marca CCE (assistência técnica medíocre e de péssima qualidade)
    - tela de 7" (tablet tem que ser de 10" principalmente se usar para trabalhar, como é a finalidade do "tablet educacional para professores". Experimente abrir uma planilha numa tela de 7" e entenderá o que estou falando...)
    - ICS 4.0.4 - kernel Linux 2.6.34 (Android defasado rodando em um Kernel Linux antigo)
    - nunca será atualizado sua ROM (nasceu e vai morrer com o Android que veio de fábrica)
    - falta de suporte on-line (a CCE não disponibiliza a ROM original para download. Sua página só serve para fazer propaganda de seus produtos. Nem um mísero manual dos seus aparelhos você consegue baixar...)
    - Bateria fraca (não saia sem seu carregador...)
    - Cheio de APPs inúteis (um problema para quem não sabe rotear Android)
    - Som viva-voz muito, muito, muito baixo...
    - GSM/3G (é bom ter para não ficar preso a redes wireless, pois a rede não funciona em muitas escolas públicas)
    - Apenas 500 MB de Armazenamento Interno para programas (pouquíssimo espaço para instalar programas)
    - Apenas 512 MB de RAM (no mínimo deveria ser 1 Giga)
    - processador fraquinho do tipo single-core "Amlogic AML8726‐M3" (no mínimo deveria ser dual-core)
    - sensor de luminosidade não funciona (em modo automático a tela fica escura demais)
    - não tem sensores magnetômetro e nem o giroscópio (só tem o acelerômetro, que vira a tela de vertical para horizontal)
    - carcaça do tablet e capa de borracha "amarelo canarinho" (custava ser todo pretinho???)



    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você em tudo o que disse. Até na cor "amarelo canarinho"...
      Não entendo muito sobre aplicativos, programas e tal (somente o necessário funcional) mas já percebi a vagareza do aparelho. Procurei uma maneira de atualizar para ver se melhora, porém nada encontrei além da sua informação: "ICS 4.0.4 - kernel Linux 2.6.34 (Android defasado rodando em um Kernel Linux antigo)
      - nunca será atualizado sua ROM (nasceu e vai morrer com o Android que veio de fábrica).
      O meu trava o tempo todo, é lento e não para conectado. Não consegui informações para resolver este problema.
      Tirando o tamanho da tela, o meu celular é mais útil, prático e mais eficiente que o Tablet Educacional.

      Excluir
    2. .


      Júlio Cesar,
      o tablet educacional veio muito cheio de aplicativos inúteis... aliás, geralmente todos tablets e smartphones vem de fábrica com muita coisa inútil mesmo... é normal em todas as marcas.

      Por isto, tenho o costume de fazer o root (super-administrador) e desinstalar o lixo e substituir pelos meus apps favoritos, que funcionam melhor e consomem menos recursos.

      Quanto a comparar com seu celular, concordo que o tablet educacional vai perder em usabilidade, pois o mesmo possui recursos reduzidos e foi fabricado por uma marca não confiável (CCE ou POSITIVO).
      Abraços


      .

      Excluir
    3. Anônimo9:29 PM

      Liguei... habilitei e joguei o meu no embaixo da cama... é uma porcaria. Faria uma fogueira com o meu em frente a SEE de SP.( Quem topa ? ) Me perdoem pelas palavras aqui... me senti desrespeitado e fiquei muito envergonhado de morar num país que adota esse tipo de política para com seus educadores.

      Prof. Carlos

      Excluir
  18. Tenho um desses tablets mas o wifi entra e fica problema na identificação e ñ funciona a internet como faço para configurar para funcionar?

    ResponderExcluir
  19. Olá Eguimara. Estava lendo este post e percebi que a colega poderia me ajudar. Recebi meu tablet 10", assinei os termos e quando fui cadastrar meu CPF deu "não indicado", enfim, sou ADMLOCAL de escola estadual do Paraná, poderia me dar um help? Agradeço... Márcio

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal, para aqueles que são do PR peço que entrem em contato com marcoscc@seed.pr.gov.br, responsável pela distribuição dos tablets aqui no Estado. Os demais precisam descobrir quem é a pessoa que responde pela distribuição em seu Estado.

    ResponderExcluir