março 14, 2010

P2PU ?!? Aprendizagem para todos, por todos, sobre quase nada...


Olhando o post da Ana Beatriz do Educaçao a Distância, achei curioso que ela fala sobre a comunidade P2PU (Peer 2 Peer University), "uma comunidade online que tem por missão alavancar o poder da Internet e do software social para capacitar comunidades de pessoas para apoiar a aprendizagem para o outro."

Pesquisando na web, encontrei um artigo do Sérgio Amadeu, que trago aqui algumas considerações...

-----

Arquiteturas em disputa: ativistas P2P e a indústria da intermediação
por: Sergio Amadeu da Silveira

Em seu artigo, o professor Sérgio Amadeu diz que com a ampliação das possibilidades da internet, surgiu uma descentralização mais radical da rede, que passou a ser considerada uma nova arquitetura denominada P2P (peer-to-peer).

No mesmo artigo Sérgio Amadeu cita Fábio Malini que esclarece essa questão como,

A relação clássica entre os sujeitos comunicativos no mundo da comunicação sempre se caracterizou por uma relação assimétrica. No mundo virtual, essa assimetria tem nome: a relação cliente-servidor. A comunicação peer-to-peer vai pôr em crise as formas e os atores que controlam os fluxos de informação na web, por meio de servidores. Na comunicação P2P, dois computadores semente são considerados peers (iguais) se se comunicam um com o outro desempenhando pepéis semelhantes. Por exemplo, um desktop (computador pessoal) numa rede interna de uma empresa se comunica com o servidor central na condição de cliente. Eles não são peers, na medida em que cumprem papéis diferentes: o servidor principal servindo ao computador-cliente. (...) Nas trocas de arquivos de forma P2P não são utilizados servidores centrais, pois a rede é composta inteiramente de computadores peers (iguais), que se completam mutuamente, funcionando cada qual e ao mesmo tempo como servidores e clientes, um 'servindo' a outro. (MALINI, 173-174)
Assim o modelo P2P surge explorando a liberdade de criação de novos protocolos, na Internet para se inventar algo, o único requisito é que o novo se comunique com os protocolos essenciais da rede, ou seja, para entrar na Internet é preciso aceitar sua forma de comunicação que é definida por seus protocolos.
Veja o artigo na integra em: http://www2.eptic.com.br/arquivos/Revistas/vol.XI,n1,2009/04-SergioAmadeuSilveira.pdf
Veja também a comunidade P2PU.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário