junho 25, 2005

Webquest

Se você é um "adepto" da utilização da Internet na educação, provavelmente fica pensando em como ela poderia ser usada e quais recursos seriam disponíveis para a aprendizagem dos alunos.

Já deve também ter ouvido sobre labs pequenos (poucas máquinas para muitos alunos) ou ainda que os alunos se perdem no mar de informações.
Também é normal ouvir observações quanto a validade do material publicado encontrado pelos alunos, que simplesmente “ctrl+c” ”ctrl+v” nos trabalhos.

Aí podemos questionar?

Mas não é importante que os alunos aprendam a pesquisar e organizar as informações na Internet e aprendam métodos e técnicas de contornar problemas?

É evidente que a resposta a estas questões de forma afirmativa, também se encontra em diferentes estratégias, definidas pelos professores, que vão para além da simples utilização da Internet pelos alunos, sem qualquer orientação, finalidade ou mesmo sem qualquer intenção educativa.

Bernard Dogdge, professor da San Diego State University propõe um conceito de utilização da Internet por intermédio das webquests.

Webquest nada mais é que uma proposta metodológica de trabalho, utilizando a Internet através de atividades orientadas. Os alunos interagem pesquisando as atividades propostas. As respostas são encontradas em parte ou na totalidade através da Internet, podendo ser utilizados diferentes meios, como o correio eletrônico e outras ferramentas de comunicação.

E então, você acredita que as webquests podem contribuir numa melhor utilização das ferramentas da internet para a educação???

Fonte: Webquest

Nenhum comentário:

Postar um comentário