fevereiro 02, 2012

Educaparty

A Campus Party – um dos maiores eventos de tecnologia chega em sua 5ª edição no Brasil com uma grande novidade: o evento Educaparty.

O que é o Educaparty
O Educaparty, que teve sua primeira edição em Valência, na Espanha, é um movimento que visa aproximar a educação dos avanços das recentes inovações em tecnologias digitais. A Fundação Telefônica vai levar um grupo de educadores, especialistas, pesquisadores, gestores e universitários das mais variadas cidades brasileiras para vivenciar a intensa programação da Arena e da Área Expo e também participar de uma programação diferenciada, especialmente elaborada para esse público. Professores de sala de aula, gestores técnicos e especialistas na área de Educação e Tecnologia terão a oportunidade de juntos apreciar as atividades e compartilhar suas experiências e desafios durante o evento. 

Como participar
Para integrar o Educaparty Brasil 2012, foram convidados educadores participantes de projetos educativos da Fundação Telefônica-Vivo. No entanto, boa parte das atividades específicas serão abertas ao público em geral. Se você também é educador, vem para a Campus Party e está interessado em conectar as novas tecnologias digitais à educação, acompanhe aqui a programação do Educaparty.

O Educaparty também terá sua própria grade de programação com conteúdos e atividades relacionadas à Educação na Cultura Digital, além de momentos de integração entre os participantes desse movimento.


Programa: de 07 à 10 de fevereiro de 2012, no Anhembi Parque – São Paulo
Veja o vídeo de boas-vindas: Educaparty

novembro 22, 2011

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar como os professores de Educação Física da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Núcleo Regional de Campo Mourão/PR, utilizam-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa descritiva de campo. Para isso, utilizou-se como aporte teórico de autores que discutem conceitos de Tecnologias aplicadas à educação: Kenski (2003, 2007), bem como o impacto que as mesmas causam nas aulas de Educação Física: Pires et. al (2006) e Chanan, Nascimento, Chanan (2006). Para atender o objetivo proposto, entendemos como alternativa a formação continuada dos professores para que possam apreender, assimilar e apropriar-se das tecnologias para que as mesmas possam ser aplicadas em sala de aula na perspectiva da integração com os conteúdos escolares. O debate sobre o uso, a influência e a importância das TIC na Educação Física é fundamental para o crescimento social e possibilita construir novos saberes da área além de atribuir outros valores às TIC, ampliando e aperfeiçoando, a formação e qualificação profissional em Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Tecnologias de Informação e Comunicação.



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BLOGS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA


Resumo

O presente trabalho é resultado de uma proposta de pesquisa desenvolvida para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná, que teve por objetivo oportunizar situações onde professores de matemática pudessem conhecer, produzir, interagir e socializar dúvidas e conhecimentos por meio do uso de blogs; e ainda, nessa utilização, explorá-los de forma crítica a fim de refletir sobre as possibilidades e desafios desse uso para a educação. Para tanto, foi criado um grupo de trabalho com encontros semanais envolvendo três professoras de matemática do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa. Tais momentos foram analisados por meio da metodologia da pesquisa qualitativa (entrevista e observação participante) e fundamentados nos estudos de Brito e Purificação (2008), Kenski (2003, 2007), Santaella (2007), Valente (1999, 2007), Miskulin et al. (2005) e de Bairral (2009). Podemos afirmar que as possibilidades de produção, interação e socialização por meio do uso de blogs estão vinculadas à dinâmica do professor, da maneira como conduz suas pesquisas e publicação.


Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de Professores, Blogs, Interação.


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outubro 17, 2011

Angel - Jack Johnson

I've got an angel
She doesn't wear any wings
She wears a heart
That could melt my own
She wears a smile...



setembro 21, 2011

A criança que fui

A CRIANÇA QUE FUI CHORA NA ESTRADA-I 

A criança que fui chora na estrada.
Fonte: http://bit.ly/rgDSGX
Deixei-a ali quando vim ser quem sou;
Mas hoje, vendo que o que sou é nada,
Quero ir buscar quem fui onde ficou.
Ah, como hei-de encontrá-lo? Quem errou
A vinda tem a regressão errada.
Já não sei de onde vim nem onde estou.
De o não saber, minha alma está parada.
Se ao menos atingir neste lugar
Um alto monte, de onde possa enfim
O que esqueci, olhando-o, relembrar,
Na ausência, ao menos, saberei de mim,
E, ao ver-me tal qual fui ao longe, achar
Em mim um pouco de quando era assim.


A CRIANÇA QUE FUI CHORA NA 
ESTRADA-II
Dia a dia mudamos para quem
Amanhã não veremos. Hora a hora
Nosso diverso e sucessivo alguém
Desce uma vasta escadaria agora.
E uma multidão que desce, sem
Que um saiba de outros. 
Vejo-os meus e fora. Ah, que horrorosa semelhança têm!
São um múltiplo mesmo que se ignora.
Olho-os. Nenhum sou eu, a todos sendo.
E a multidão engrossa, alheia a ver-me,
Sem que eu perceba de onde vai crescendo.
Sinto-os a todos dentro em mim mover-me,
E, inúmero, prolixo, vou descendo
Até passar por todos e perder-me.


A CRIANÇA QUE FUI CHORA NA 
ESTRADA-III
Meu Deus! Meu Deus! Quem sou, que desconheço

O que sinto que sou? Quem quero ser
Mora, distante, onde meu ser esqueço,
Parte, remoto, para me não ter.

Fernando Pessoa

julho 03, 2011

Formação Continuada de Professores de Matemática: Possibilidades de interatividade e colaboração online


Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado, que teve por objetivo verificar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente virtual, a partir de uma proposta de formação continuada em EaD Online como caminho para oportunizar aos professores uma aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes recursos tecnológicos. Para análise dos dados consideramos os estudos sobre tecnologias educacionais de Kenski (2007) e Almeida (2003, 2007); de formação continuada de professores de matemática amparados em Miskulin (2003, 2005); o conceito de interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2003, 2004) e para caracterização dos participantes no espaço virtual, partimos da definição de Scherer (2005). A partir dos referenciais teóricos escolhidos construímos três categorias para análise da pesquisa: interatividade e colaboração entre sujeitos, proposta pedagógica do curso e mediação da professora pesquisadora.

Palavras-chave: Educação Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores, Interatividade.


* Artigo apresentado na XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (comunicação).

Ciaem - XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA



Conferência de Abertura - Professor Ubiratan D'Ambrosio
"... Matemática é a única ciência com capacidade de passar da observação das coisas visíveis à imaginação de coisas não visíveis. Este é, talvez o segredo da força da matemática. Eu penso que a origem da criatividade em todos os campos é aquilo que eu chamo de capacidade ou disposição de sonhar: imaginar mundos diferentes, coisas diferentes, e procurar combiná-las de várias maneiras."Ennio De Giorgi, 1996.

... sonhar: imaginar mundos diferentes talvez seja a característica mais importante da criatividade matemática. 
"Sem fantasia ninguém pode se tornar um matemático, e o que me garantiu um lugar entre os matemáticos dos nossos dias, apesar de minha falta de conhecimento e de forma (palavra), foi a audácia do meu pensamento." Sophus Lie, 1893



Mesa redonda com grandes maestros da Educação Matemática: Eduardo Luria (Rep.Dominicana) presidindo a mesa, Ricardo Losada (Colombia), Cesar Carranza (Peru) e nosso Ubiratan D'Ambrosio.

"Solo me resta manifestar que he sido un hombre afortunado em poder educarme, connocer y trabajar, investigar y hasta pensionarme em matematicas, esta ciencia me ha dado casi todo, logros e grandes satisfaciones y realizaciones, conocimiento real e virtual de personas y sus producciones, y hasta la integración y formación de mi familia, además la oportunidad de parcitipar de reuniones como ésta, que marcan el futuro de lá humanidad." (Ricardo Losada)