Resumo
O
presente trabalho teve por objetivo investigar como os professores de Educação
Física da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Núcleo Regional de Campo
Mourão/PR, utilizam-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no
processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Educação Física. A
pesquisa caracterizou-se como pesquisa descritiva de campo. Para isso, utilizou-se
como aporte teórico de autores que discutem conceitos de Tecnologias aplicadas
à educação: Kenski (2003, 2007), bem como o impacto que as mesmas causam nas
aulas de Educação Física: Pires et. al (2006) e Chanan, Nascimento, Chanan
(2006). Para atender o objetivo proposto, entendemos como alternativa a
formação continuada dos professores para que possam apreender, assimilar e
apropriar-se das tecnologias para que as mesmas possam ser aplicadas em sala de
aula na perspectiva da integração com os conteúdos escolares. O debate sobre o
uso, a influência e a importância das TIC na Educação Física é fundamental para
o crescimento social e possibilita construir novos saberes da área além de
atribuir outros valores às TIC, ampliando e aperfeiçoando, a formação e
qualificação profissional em Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Tecnologias de
Informação e Comunicação.
Para ver o artigo na integra, clique aqui...
Ifelizmente ainda há uma resistência muito grande por parte de alguns educadores quanto ao cerne da questão TIC's, a abordagem e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação se faz necessário no âmbito escolar, os professores devem estar conscientes de tal necessidade... segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil - Brazilian Internet Steering Committee www.cgi.br - São Paulo 2011, página 399 por área temos os seguintes dados:
ResponderExcluir#Percentual:
*Urbana : televisão 98; Rádio 86; Telefone celular: 84; Telefone fixo: 38 e Computador de mesa: 31;
*Rural: televisão 99; Rádio 86; Telefone celular: 87; Telefone fixo: 43 e Computador de mesa: 34;
#Por região:
*Sudeste: televisão 99; Rádio 88; Telefone celular: 85; Telefone fixo: 53 e Computador de mesa: 40.
*Nordeste: televisão 98; Rádio 84; Telefone celular: 77; Telefone fixo: 15 e Computador de mesa: 12.
*Sul: televisão 98; Rádio 91; Telefone celular: 88; Telefone fixo: 35 e Computador de mesa: 36.
*Norte: televisão 96; Rádio 68; Telefone celular: 82; Telefone fixo: 22 e Computador de mesa: 19.
*Centro Oeste: televisão 97; Rádio 79; Telefone celular: 93; Telefone fixo: 38 e Computador de mesa: 34.
*Mediante tais dados - isso é só um apanhado desse material fantástico - não podemos deixar o avanço na retaguarda em nome de um conservadorismo infundado de algus pseudos educadores, educação é evolução e aceitação de novos desafios, desde que seja para o avanço do conhecimento e TIC's é isso!
Parabéns pela postagem.