novembro 22, 2011

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar como os professores de Educação Física da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Núcleo Regional de Campo Mourão/PR, utilizam-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa descritiva de campo. Para isso, utilizou-se como aporte teórico de autores que discutem conceitos de Tecnologias aplicadas à educação: Kenski (2003, 2007), bem como o impacto que as mesmas causam nas aulas de Educação Física: Pires et. al (2006) e Chanan, Nascimento, Chanan (2006). Para atender o objetivo proposto, entendemos como alternativa a formação continuada dos professores para que possam apreender, assimilar e apropriar-se das tecnologias para que as mesmas possam ser aplicadas em sala de aula na perspectiva da integração com os conteúdos escolares. O debate sobre o uso, a influência e a importância das TIC na Educação Física é fundamental para o crescimento social e possibilita construir novos saberes da área além de atribuir outros valores às TIC, ampliando e aperfeiçoando, a formação e qualificação profissional em Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Tecnologias de Informação e Comunicação.



Para ver o artigo na integra, clique aqui...

Um comentário:

  1. Ifelizmente ainda há uma resistência muito grande por parte de alguns educadores quanto ao cerne da questão TIC's, a abordagem e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação se faz necessário no âmbito escolar, os professores devem estar conscientes de tal necessidade... segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil - Brazilian Internet Steering Committee www.cgi.br - São Paulo 2011, página 399 por área temos os seguintes dados:

    #Percentual:

    *Urbana : televisão 98; Rádio 86; Telefone celular: 84; Telefone fixo: 38 e Computador de mesa: 31;

    *Rural: televisão 99; Rádio 86; Telefone celular: 87; Telefone fixo: 43 e Computador de mesa: 34;

    #Por região:

    *Sudeste: televisão 99; Rádio 88; Telefone celular: 85; Telefone fixo: 53 e Computador de mesa: 40.

    *Nordeste: televisão 98; Rádio 84; Telefone celular: 77; Telefone fixo: 15 e Computador de mesa: 12.

    *Sul: televisão 98; Rádio 91; Telefone celular: 88; Telefone fixo: 35 e Computador de mesa: 36.

    *Norte: televisão 96; Rádio 68; Telefone celular: 82; Telefone fixo: 22 e Computador de mesa: 19.

    *Centro Oeste: televisão 97; Rádio 79; Telefone celular: 93; Telefone fixo: 38 e Computador de mesa: 34.

    *Mediante tais dados - isso é só um apanhado desse material fantástico - não podemos deixar o avanço na retaguarda em nome de um conservadorismo infundado de algus pseudos educadores, educação é evolução e aceitação de novos desafios, desde que seja para o avanço do conhecimento e TIC's é isso!

    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir