novembro 22, 2011

BLOGS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA


Resumo

O presente trabalho é resultado de uma proposta de pesquisa desenvolvida para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná, que teve por objetivo oportunizar situações onde professores de matemática pudessem conhecer, produzir, interagir e socializar dúvidas e conhecimentos por meio do uso de blogs; e ainda, nessa utilização, explorá-los de forma crítica a fim de refletir sobre as possibilidades e desafios desse uso para a educação. Para tanto, foi criado um grupo de trabalho com encontros semanais envolvendo três professoras de matemática do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa. Tais momentos foram analisados por meio da metodologia da pesquisa qualitativa (entrevista e observação participante) e fundamentados nos estudos de Brito e Purificação (2008), Kenski (2003, 2007), Santaella (2007), Valente (1999, 2007), Miskulin et al. (2005) e de Bairral (2009). Podemos afirmar que as possibilidades de produção, interação e socialização por meio do uso de blogs estão vinculadas à dinâmica do professor, da maneira como conduz suas pesquisas e publicação.


Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de Professores, Blogs, Interação.


Para ver o artigo na integra clique aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário