Resumo
O presente trabalho é resultado de uma proposta de
pesquisa desenvolvida para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do
Estado do Paraná, que teve por objetivo oportunizar situações onde professores
de matemática pudessem conhecer, produzir, interagir e socializar dúvidas e
conhecimentos por meio do uso de blogs;
e ainda, nessa utilização, explorá-los de forma crítica a fim de refletir sobre
as possibilidades e desafios desse uso para a educação. Para tanto, foi criado
um grupo de trabalho com encontros semanais envolvendo três professoras de
matemática do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa. Tais momentos foram
analisados por meio da metodologia da pesquisa qualitativa (entrevista e
observação participante) e fundamentados nos estudos de Brito e Purificação
(2008), Kenski (2003, 2007), Santaella (2007), Valente (1999, 2007), Miskulin et al. (2005) e de Bairral (2009). Podemos
afirmar que as possibilidades de produção, interação e socialização por meio do
uso de blogs estão vinculadas à
dinâmica do professor, da maneira como conduz suas pesquisas e publicação.
Palavras-chave: Educação
Matemática, Formação de Professores, Blogs,
Interação.
Para ver o artigo na integra clique aqui...
Nenhum comentário:
Postar um comentário