julho 03, 2011

Formação Continuada de Professores de Matemática: Possibilidades de interatividade e colaboração online


Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado, que teve por objetivo verificar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente virtual, a partir de uma proposta de formação continuada em EaD Online como caminho para oportunizar aos professores uma aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes recursos tecnológicos. Para análise dos dados consideramos os estudos sobre tecnologias educacionais de Kenski (2007) e Almeida (2003, 2007); de formação continuada de professores de matemática amparados em Miskulin (2003, 2005); o conceito de interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2003, 2004) e para caracterização dos participantes no espaço virtual, partimos da definição de Scherer (2005). A partir dos referenciais teóricos escolhidos construímos três categorias para análise da pesquisa: interatividade e colaboração entre sujeitos, proposta pedagógica do curso e mediação da professora pesquisadora.

Palavras-chave: Educação Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores, Interatividade.


* Artigo apresentado na XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (comunicação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário