Resumo
Este artigo apresenta parte de uma
pesquisa de mestrado, que teve por objetivo verificar as possibilidades de
interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente
virtual, a partir de uma proposta de formação continuada em EaD Online como caminho para oportunizar aos
professores uma aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes
recursos tecnológicos. Para análise dos dados consideramos os estudos sobre tecnologias
educacionais de Kenski (2007) e Almeida (2003, 2007); de formação continuada de
professores de matemática amparados em Miskulin (2003, 2005); o conceito de
interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2003, 2004) e para
caracterização dos participantes no espaço virtual, partimos da definição de
Scherer (2005). A partir dos referenciais teóricos escolhidos construímos três
categorias para análise da pesquisa: interatividade e colaboração entre
sujeitos, proposta pedagógica do curso e mediação da professora pesquisadora.
Palavras-chave: Educação Matemática, Educação
a Distância,
Formação de Professores, Interatividade.
* Artigo apresentado na XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (comunicação).
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