fevereiro 16, 2013

Aventuras de 60 segundos no pensamento - Ciência e Filosofia


O site da universidade britânica Open University, apresenta seis vídeos intitulados “Aventuras de 60 segundos no pensamento” para explicar experimentos e paradoxos da ciência e da filosofia, desde a Grécia Antiga até Albert Einstein.
São animações que tentam responder questões sobre números infinitos, inteligência artificial e como funciona a passagem do tempo de acordo com a Teoria da Relatividade.

Achei super criativo e me lembrou bastante minhas aulas de Mestrado.

O vídeo 1 - Aquiles e a Tartaruga trata-se de uma história onde o herói mítico nunca poderia alcançar uma tartaruga, pois, quando atingisse o ponto de onde o animal saiu, este já estaria em outro lugar – e assim sucessivamente.


O vídeo 2 - O Paradoxo do Avô, apresenta uma pessoa que voltaria o tempo e mataria seu avô antes de ele conhecer a mulher, casar e ter filhos. Assim, a existência do neto – e assassino – se tornaria impossível no futuro, provocando um conflito lógico e indagações sobre o tempo e a existência de universos paralelos.


O vídeo 3 - O Quarto Chinês, tenta apresentar um argumento contra computadores não serem verdadeiramente inteligentes.



O vídeo 4 - O Hotel Infinito de Hilbert apresenta um hotel sem fim, e sempre cheio de hóspedes, assim ajuda a explicar a natureza do infinito.


O vídeo 5 - O Paradoxo dos Gêmeos ilustra a Teoria Especial da Relatividade de Einstein.


E finalmente o vídeo número 6 - O gato de Schrödinger apresenta um experimento famoso da teoria quântica que envolve um gato em uma caixa potencialmente letal.


Para saber mais veja: http://goo.gl/q58Gf

Nenhum comentário:

Postar um comentário