dezembro 01, 2008

Educação Matemática e as Tecnologias de Informação e Comunicação: algumas reflexões


Para o grupo de discussão sobre TICs e Educação Matemática, proponho algumas reflexões...

Quando propomos o uso das tecnologias em sala de aula com nossos alunos, precisamos sempre pensar a partir do nosso planejamento:
Pretendo reproduzir? Ou pretendo construir conceitos a partir do uso da tecnologia.

Obs. Aqui apresento o termo tecnologia num sentido amplo que engloba uso de software e a pesquisa e produção na web.

É preciso pensar nas possibilidades do uso da tecnologia para se aprender matemática. É preciso perceber que a forma que eu construo e aprendo a matemática a partir do uso do computador e dos softwares é muito diferente.
Moran (1999), crítica a postura de professores que “passam um verniz” naquilo que se faz com o uso do computador. O autor defende que é preciso respeitar a diferença imposta pela tecnologia, o movimento, a intenção no processo de ensino e de aprendizagem.

Para tanto, proponho algumas reflexões a partir da importância da linguagem da informática no processo de aprendizagem:
- promove reflexão? Sobre o que?
- oportuniza a comunicação, o diálogo, o registro?
- possibilita a aprendizagem em rede?
- promove a colaboração e a cooperação?
- oportuniza a busca, a seleção e a sistematização das informações?
- favorece simulações investigativas?
- possibilita transformar e transformar-se?

Precisamos pensar ainda:
O que é aprender?
O que é ensinar?
O que é educar?
Quando educamos?
Quem estamos formando com a educação que proporcionamos?
Como pensar a matemática neste contexto?
Como pensar a articulação entre as diferentes tendências?

A partir dessas reflexões, acredito que podemos repensar nossa prática enquanto educadores matemáticos e ampliar nossos encaminhamentos metodológicos em relação a disciplina.

O que vocês acham?

5 comentários:

  1. Renata Balbino7:53 PM

    Adorei a sua postagem, não tinha pensado que uso de tecnologias em sala de aula poderia abrir caminho para tantas reflexões, penso que nós professores temos muitas questões em aberto que devem ser analisadas durante a aplicação dessa "novidade" em sala de aula!

    ResponderExcluir
  2. Enilda Peixoto Melo7:53 PM

    Prof Egui.
    Estamos iniciando um jornada onde vislumbramos uma aplicação do geogebra, E com estas reflexões buscaremos respostas para nossas indagações.
    Abraços. Nil

    ResponderExcluir
  3. Dioneia7:54 PM

    Muito interessante Egui, realmente as tecnologias facilitam a jornada do professor e do aluno.
    Estas reflexões nos ajudam a repensar nossas atividades.

    ResponderExcluir
  4. Elizangela7:55 PM

    A reflexão acerca de tudo que se trabalha é extremamente importante,o ensino de "Matemática" com recursos tecnológicos se faz necessário visto as grandes transformações atuais.

    ResponderExcluir
  5. catia mattoso7:55 PM

    Achei ótimo e assustador.
    Ótimo porque o texto pode ser um suporte nos fornecendo varios aspectos para refetir e repensar sobre nossas paráticas.
    Assustador porque o desconhecido sempre nos assusta e o paradgma de que nós professores devemos "dominar" tudo é muito forte. Mas este mundo desconhecido me fascina cada vez mais!!

    ResponderExcluir