outubro 05, 2012

Anima Mundi Curitiba

Entre 21 e 27 de setembro ocorreu em Curitiba o Festival Anima Mundi. Festival que já é considerado o segundo maior do mundo no gênero e importante referência internacional do cinema de animação.

Com ele trouxe uma seleção de destaques do cinema animado nacional e internacional, além de uma extensa programação de curtas e longas-metragens, oficinas gratuitas e um bate-papo com o experiente diretor brasileiro Marcelo Marão.

Além de ver algumas animações, pude também literalmente colocar a mão na massa, por meio das oficinas oferecidas na programação.
Oficina de Massinha - Anima Mundi


Para quem gosta de brincar com as habilidades manuais, a oficina de Massinha permitia que as pessoas criassem personagens e cenários utilizando massinhas. Após, é realizada uma montagem com gravação quadro a quadro, utilizando o software Muan.




TV Monstro do Edney
Personagem do Cleverson
Na oficina de Pixilation, o participante é o personagem principal com direito até a figurino. São filmados quadro a quadro pessoas e objetos, criando alguns efeitos especiais. A montagem final resulta em uma história divertida, na qual as pessoas se transformam em animação.

No Zootrópio, os participante podem visualizar a utilização de desenhos no papel para criar o movimento. São 16 desenhos que, ao serem girados, ganham vida por meio de uma sequência de imagens. 
Zootrópio
Stopinski no Zootrópio
Achei a proposta das oficinas fantástica, são recursos de simples acesso. Penso que é fundamental trabalhar com esse tipo de linguagem na escola com os alunos, com atividades de criação de roteiros, de escolha de personagens e de organização de todo o processo de produção.

Abaixo, disponibilizo minhas "animações" oriundas da Oficina de Massinha:

Aranha Monstro (Bruna e Egui):



Televisão Monstro (Cleverson, Ediney e Egui):



Para saber mais veja:
Notícia veiculada na mídia da região.
Sobre o festival Anima Mundi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário