abril 01, 2011

QR Code

O QR Code é uma novidade presente em muitos espaços. Talvez alguns já o tenham percebido.

Fonte: urbanstage

Trata-se de um 
Código de Barras em 2D, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA, como as de celulares. O QR Code é muito usado no Japão. 
Inicialmente foi usado para catalogar diferentes partes na construção de veículos. Hoje é usado por uma grande variedade de indústrias.
Esses códigos estão muito comuns em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URL, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando a inserção de dados em agendas de telefones celulares.
O uso de códigos QR é livre de qualquer licença.
Qual a diferença entre o QR Code e o código de barras comum?
Enquanto o código de barras é uma série de faixas escuras e claras, acompanhadas de uma numeração. Essa combinação só pode ser lida por um scanner que emite um raio vermelho. O aparelho lê a informação e a transfere para um computador, que converte tudo em números e, baseado no código e nas informações cadastradas em um banco de dados, nos apresenta informações que podem ser entendidas por nós. O QR Code é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados.
Fonte: Wikipédia
Para gerar um QR é muito simples, são vários os geradores online disponíveis. Uma sugestão é o QR-Code Generator. Basta adicionar o link, texto, número de telefone ou o que deseje, para ser gerado o código.



qrcode
QR do meu blog

Para leitura do conteúdo codificado em um QR, a pessoa deve dispor de uma câmera em um telefone celular e de um programa para leitura do código bidimensional. Deve-se tirar uma foto da imagem pelo aplicativo que a converte imediatamente. Estou usando o QuickMark

A ideia é muito legal!!!

Para saber mais, veja TechTudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário