março 04, 2011

Projeto Condigital

Ano passado tive a oportunidade de participar de um projeto da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) onde foram produzidas diferentes mídias (áudios, vídeos, experimentos e simuladores) para serem usados na aulas de matemática.


Essas mídias foram organizadas em três páginas de integração de conteúdos:


Álgebra, números e funções;
Geometria e medidas
Tratamento da informação.


É muito gratificante ver o resultado final...

A série de vídeos “O Mundo da Matemática” com 14 episódios, os personagens estudam Matemática, sempre partindo de interesses pessoais ou necessidades escolares. Seus episódios podem ser encontrados no banco de objetos do Portal do Professor:



Episódio 1 - Dietas - Quatro mil possibilidades

A série “Matemática na História”com 03 episódios, utiliza-se da História da Matemática para problematizar conceitos referentes aos diferentes campos numéricos. Discute-se, por exemplo, a origem dos números, as diferentes formas de contar e registrar quantidades, o conceito de base numérica, o que são os números irracionais, entre outros.

Episódio 1 - A matemática na história
Episódio 2 - A matemática na história
Episódio 3 - A matemática na história


As duas séries também podem ser encontradas no banco de vídeos do Portal Dia-a-dia Educação (página da TV Multimídia). http://migre.me/3QQr0 e http://migre.me/3QQxM.


Os áudios do programa Matemática ao Pé do Ouvido são objetos de aprendizagem que apresentam situações narradas no formato de programa de auditório, no qual o professor de Matemática recebe visitantes que conversam sobre conteúdos matemáticos. O programa, que é realizado em uma escola, conta também com um aluno-repórter que se desloca a diferentes locais e situações, entrevistando pessoas. O tema das entrevistas diz respeito às temáticas apresentadas no estúdio.


Ouça... 
Matemática ao pé do ouvido : História dos Números - Parte 1
Matemática ao pé do ouvido : História dos Números - Parte 2
Matemática ao pé do ouvido : Fractais - Parte 1
Matemática ao pé do ouvido : Fractais - Parte 2
Matemática ao pé do ouvido : Matemática Financeira - Parte 1
Matemática ao pé do ouvido : Matemática Financeira - Parte 2


Ainda tem os simuladores, softwares destinados ao auto estudo e os Experimentos Educacionais produções hipertextuais com a finalidade de orientar e sugerir atividades de experimentação e resolução de problemas voltadas aos conteúdos do Ensino Médio.


Fonte: Matemática/SEED-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário