abril 27, 2010

Proposta produção didático-pedagógica - PDE (Eguimara Branco)

1 Título:
Tecnologias e professores de Matemática: aprendizagens e desafios.

2 Material didático:
Artigo com referencial teórico, remetendo ao blog que vai apresentar textos, metodologias, indicações de softwares, técnicas pedagógicas, artigos, tutoriais, dicas, para ser utilizado pelos professores de matemática na sua formação profissional.

3 Justificativa:
Diariamente, professores em geral, encontram-se diante de novas e inesperadas situações e, precisam tomar decisões mesmo não se sentindo preparados. Esse fato não é algo restrito apenas a professores em início de carreira, mesmo aqueles com anos de experiência profissional necessitam discutir situações para superar problemas oriundos da sala de aula. Entretanto, a correria do dia-a-dia, o excesso de atividades e atribuições, os impede de reservar momentos para essa socialização.
Em paralelo, na sociedade contemporânea, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) oportunizam novas maneiras de viver, de organizar a informação, o conhecimento e as formas de aprender. Computadores, internet, celulares, caixas bancários, cartões de crédito, redes, etc. permitem aos usuários criar, distribuir, receber, consumir e digerir diferentes informações. Vivemos em uma “nova era” na qual os nativos digitais[1] sentem-se muito a vontade ao conversar com amigos pelo celular ou internet, acessar sítios, receber todos os tipos de informação, interagir com naturalidade utilizando ferramentas, coisas que há vinte anos eram desconhecidas da grande maioria da sociedade.
Por um motivo ou por outro, professores e TICs, ainda não convergem.
Para Bairral (2009), embora a utilização das novas tecnologias esteja mais freqüente no cotidiano dos indivíduos, sua implementação efetiva nas atividades escolares, ainda é incipiente.
Assim, nesta proposta, intenciona-se justamente buscar essas aproximações: de um lado professores que precisam interagir e de outro as novas possibilidades de comunicação e interação propiciadas pelas novas tecnologias. Por meio desse projeto, defende-se que professores de matemática podem interagir e socializar suas dúvidas e conhecimentos por meio dos mais diversos espaços oferecidos pelas tecnologias informáticas; e ainda nessa utilização, aprender a explorá-los (os recursos) de forma crítica, levando-os a refletir sobre as possibilidades e desafios deste uso.
Mas quais seriam os espaços que permitiriam essa interação? E mais, de que forma os professores podem participar da rede? Essas e outras reflexões provocaram o problema de pesquisa.

4 Problematização:
De que maneira os recursos tecnológicos disponíveis na web, podem contribuir para a formação profissional do professor de matemática?
             
5 Objetivos:
Objetivo Geral
- Propiciar aos professores de matemática conhecer espaços virtuais que contribuam para sua formação profissional num processo de interação e colaboração.

Objetivos Específicos:
Apresentar aos professores de matemática diferentes ambientes virtuais;
- Discutir com os professores (nos ambientes virtuais apresentados) referenciais que tratem da Educação Matemática e do uso de tecnologias nas aulas de matemática;
- Observar os movimentos e aprendizagens dos professores dentro dos ambientes apresentados.
- Propiciar reflexões a respeito de uma nova cultura de hábito de pesquisa, discussão, análise e reflexão coletivas por meio da web. 

6 Fundamentação Teórica:
Ver projeto de intervenção pedagógica.
  
7 Desenvolvimento metodológico:
Para atender o objetivo proposto, neste projeto, intenciona-se criar um grupo de pesquisa formado pela pesquisadora[2] em conjunto com os professores de matemática do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa.
A metodologia escolhida é a da pesquisa qualitativa, onde os métodos utilizados serão: a observação participante e a entrevista. Neste estudo a observação participante seguirá de forma natural, uma vez que, a pesquisadora é integrante do grupo a ser investigado. A entrevista, por sua vez, tem por objetivo obter dados que interessam a investigação.
A pesquisa se dará em quatro etapas, onde a primeira será a entrevista intencionando levantar os conhecimentos dos professores a respeito do uso das TICs; a segunda etapa dar-se-á no Laboratório de Informática da escola onde os professores poderão conhecer e criar espaços virtuais pessoais (portfólios) para que possam socializar conhecimentos técnicos, teóricos e metodológicos acerca dos ambientes e da utilização das TICs nas aulas de matemática; a terceira etapa consiste na observação dos movimentos dos professores nos espaços criados; e finalmente, a quarta e última etapa será para a análise dos resultados obtidos com a pesquisa.
Resumindo, o que se pretende é criar um ambiente pessoal de estudo e trabalho para cada professor de matemática da escola. Esse ambiente deverá agregar outros professores já imersos na web, buscando ser permeado pelo trabalho colaborativo com vistas a promover a socialização de experiências e a elaboração de atividades que estimulem o uso das TICs nas aulas de matemática.
Vale destacar que o foco principal da pesquisa é a reorganização da cultura do professor de matemática, que passa a ser um profissional imerso na web, que trabalha online em conjunto, colabora com o outro, partilha saberes, experiências, e expectativas.



[1]     Idéia de Mark Prensky, para este autor os nativos digitais se criaram com a TV ligada, controle remoto, celular e computador na mão. Ver: http://www.marcprensky.com/writing
[2]        A autora é participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná e para tanto, precisa desenvolver um projeto de intervenção na escola que tem fixação de padrão. Para saber mais, veja: http://www.pde.pr.gov.br/

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