dezembro 23, 2010

e 2010 foi-se...

Mas parece que passou tão rápido!!!


Hoje acordei saudosista, lembrando que quando eu era criança as coisas demoravam tanto... como eu esperava os natais, épocas divertidas de presentes e viagens...


No blog, comecei 2010 falando do nosso "conformismo" com determinadas falcatruas que nada fazemos. As coisas passam em nossa vida... apenas passam. Que precisamos ser melhores.


Fonte: Quino


Em 2010:


- Estudei muito, trabalhei muito, olhei muito pra mim, descobri que as flores não de plástico e morrem. 
- Conclui a primeira fase do meu PDE, desenvolvi o projeto de intervenção na escola e ufa, defendi o mestrado, grande vitória...  
- Trabalhei no Condigital, muito empenho e atividades compensatórias porque o resultado ficou lindo. Entrei na equipe do Aulas Inovadoras, grande experiência e oportunidade de socializar e aprender. Retornei a EaD, minha paixão.
- Tive um dos piores aniversários, desenvolvi horas de insônia e de estar comigo mesma. 
- Tive h1n1. 
- Aprendi a correr e descarregar energias ruins. 
- Descobri que adoro a Cecília Meirelles, muitas vezes me identifico com o que ela escreveu.
- O Brasil perdeu a copa (aff), mas o Atlético Paranaense me trouxe muitas alegrias (fui até na torcida organizada).
- Que orgulho, elegemos uma presidente mulher, sucessão de Lula com tantas expectativas.
- Twittei muito, postei pouco no blog.
- Descobri que meus filhos cresceram e que as vezes espero muito deles...


Ano intenso e cheio de aprendizagens.


e por isso, para fechar trago aqui as palavras do grande John Lennon "So this is christmas, and what have you done, another year over, and new one just begin... "


Bem vindo 2011!!!

novembro 29, 2010

TECNOLOGIAS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA: APRENDIZAGENS E DESAFIOS

Para as professoras participantes do grupo de trabalho "Tecnologias e professores de Matemática: Aprendizagens e Desafios", proponho algumas reflexões...
Para conceituar tecnologia entendemos que o termo vai muito além de meros equipamentos. Ela permeia em toda a nossa vida. Citando Bueno entendemos tecnologia conforme Brito e Purificação:


[...] um processo contínuo através do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade de vida. Há uma constante necessidade do ser humano de criar, a sua capacidade de interagir com a natureza, produzindo instrumentos desde os mais primitivos até os mais modernos, utilizando-se de um conhecimento científico para aplicar a técnica e modificar, melhorar, aprimorar os produtos oriundos do processo de interação deste com a natureza e com os demais seres humanos (BRITO E PURIFICAÇÃO, 2008, p.32).

Os avanços tecnológicos têm provocado mudanças sociais, que podem possibilitar aos indivíduos, além da obtenção de informações e de entretenimento, sua inserção em comunidades virtuais ou grupos com identidades próprias. Nas novas gerações esses processos são muito comuns, pois se sentem muito a vontade ao falar no celular, mandar ou receber uma mensagem, participar de comunidades virtuais, interagir e se comunicar no mundo virtual. No entanto, Almeida (2007) pondera que não se pode esperar que eles cresçam e se tornem profissionais nos sistemas educativos para incorporarem às suas práticas os espaços propiciados pelas novas tecnologias.

Por conta dessa situação, concordamos com Valente (2007), ao afirmar que há que se desenvolverem diferentes letramentos para lidar com tais avanços, visto que há um processo de integração de tecnologias distintas em um mesmo artefato. Evoluções e junções muito breves se levarmos em conta as inovações nas políticas da educação.


E por conta dessa afirmação, o desenvolvimento desse projeto, cujo foco principal da pesquisa é a reorganização da cultura do professor de matemática, que passa a ser um profissional imerso e participativo na rede, que trabalha em conjunto, colabora com o outro, partilha saberes, experiências, e expectativas. 



ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias Digitais na Educação: o futuro é hoje. In: 5˚ Encontro de educação e tecnologias de informação e comunicação, 2007, Rio de Janeiro. V E-TIC 5˚ Encontro de educação e tecnologias de informação e comunicação, 2007. 

BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias um re-pensar. Curitiba: Ibpex, 2.ed. 2008. 

BUENO, L. N. O desafio da formação do educador para o Ensino Fundamental no contexto da Educação Tecnológica. Dissertação de Mestrado em Tecnologia. Curitiba: UFTPR, 1999


Enfim, destacamos aqui algumas iniciativas, onde encontramos professores pesquisadores que se utilizam dos espaços virtuais para divulgação de seus trabalhos.


Blog do Bigode, o professor Antonio José Lopes, apresenta encaminhamentos de aula para seus alunos, reflexões, tarefas e outras coisas.



O blog Matematizando do professor Marcelo Bairral, propõe testar a utilização do blog no ensino da matemática.


e ainda... 

Matemática Recreativa do professor português Paulo Afonso, um blog onde ele propõe diferentes tarefas que podem ser trabalhadas em sala de aula, disponibiliza jogos, vídeos e outras atividades, tudo aberto a discussões e contribuições.

Matemateens com várias sugestões de atividades.

Além de ações institucionais como:

Portal do Professor com as aulas inovadoras, além de outros recursos disponíveis.


Projeto Condigital, parceria da SEED com o MEC. Na mesma perspectiva, os Conteúdos Digitais da Universidade Federal Fluminense.


novembro 24, 2010

coisas que guardo no armário...

Faz tempo que não atualizo aqui no blog, mas queria deixar registrado uma situação que passei recentemente e que me fez pensar muito sobre. Confesso que nunca me importei muito, mas o fato me fez colocar em análise...


Como as pessoas me vêem? Que imagem eu passo?


Observar aparência e gestos bastam? Ou somos julgados pelas coisas que fazemos e falamos?
O que realmente nos representa?


Será que as pessoas são imparciais ao fazerem um julgamento? Ou levam em consideração sentimentos que nutrem, situações anteriores, impressões vazias e superficiais?



outubro 31, 2010

postagem usando android...

Dilma eleita Presidenta do Brasil. Vitoria do povo e da democracia...
Published with Blogger-droid v1.6.4

outubro 19, 2010

Minhas aulas no Portal do Professor

Espaço da Aula no Portal do Professor é um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. 

As aulas podem conter recursos multimídia, como vídeos, animações, áudios etc, importados do próprio Portal ou de endereços externos. 

Conheça minhas produções:














outubro 13, 2010

Adorei!!! Extraordinariamente excitante...

#sou: Áries
#meapetece: Leão, Peixes, Gêmeos, Escorpião, Libra

Mas pode se aproximar se for de outro signo e tiver um bom motivo...


Extraordinariamente excitante...

ps. Plágio do Luiz Lepchak do La Pomarola

Parolagem da Vida


Como a vida muda. Como a vida é muda. Como a vida é nuda. Como a vida é nada. Como a vida é tudo. Tudo que se perde mesmo sem ter ganho. Como a vida é senha de outra vida nova que envelhece antes de romper o novo. Como a vida é outra sempre outra, outra não a que é vivida. Como a vida é vida ainda quando morte esculpida em vida. Como a vida é forte em suas algemas. Como dói a vida quando tira a veste de prata celeste. Como a vida é isto misturado àquilo. Como a vida é bela sendo uma pantera de garra quebrada. Como a vida é louca estúpida, louca e no entanto chama a torrar-se em chama. Como a vida chora de saber que é vida e nunca nunca nunca leva a sério o homem, esse lobisomem. Como a vida ri a cada manhã de seu próprio absurdo e a cada momento dá de novo a todos uma prenda estranha. Como a vida joga de paz e de guerra povoando a terra de leis e fantasmas... (Carlos Drummond de Andrade)

outubro 12, 2010

setembro 23, 2010

TECNOLOGIAS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA: APRENDIZAGENS E DESAFIOS


Eguimara Selma Branco
Professora PDE 2009-2011
eguibranco@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho é resultado de uma proposta de pesquisa desenvolvida para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do PR, onde, defendemos que professores de matemática podem interagir e socializar suas dúvidas e conhecimentos por meio dos mais diversos espaços oferecidos pelas tecnologias informáticas; e ainda nessa utilização, aprender a explorá-los (os recursos) de forma crítica, levando-os a refletir sobre as possibilidades e desafios deste uso. Desta forma, objetivamos propiciar aos professores de matemática conhecer espaços virtuais que contribuam para sua formação profissional num processo de interação e colaboração. Visto que ações como essas, podem reorganizar a maneira como eles percebem e desenvolvem suas aulas, possibilitando a reflexão, de maneira diferenciada, sobre elementos importantes do processo de aprendizagem, de conjecturar a partir de conteúdos/temas específicos, trocar ideias, manifestar-se, elaborar justificativas, participar e aprender junto.


Veja na integra...

agosto 31, 2010

Enfim... \o/ \o /\o/ \o/ (Defesa do Mestrado)

Fotos: Eziquiel Menta

Declaramos para os devidos fins, que Eguimara Selma Branco realizou defesa pública da defesa de Dissertação de Mestrado intitulada "Possibilidades de interatividade e colaboração online: uma proposta de Formação Continuada de Professores de Matemática", sob a orientação da Prof. Dra. Suely Scherer, no dia 23 de agosto de 2010, neste Programa de Pós Graduação em Educação, recebendo o título de Mestre em Educação.


Banca: 
Prof.ª Dr.ª Nielce Meneguelo Lobo da Costa – UNIBAN
Prof.ª Dr.ª Suely Scherer (Orientadora) - UFPR 
Prof.ª Dr.ª Glaucia da Silva Brito - UFPR

Logicomix

Por intermédio de um colega do twitter (@Prof_Orestes) conheci a Logicomix, uma história em quadrinhos inspirada na  busca de fundamentos da matemática.
O papel do narrador é dado a Bertrand Russell. É através dos olhos dele que pensadores como Frege, Hilbert, Poincaré, Wittgenstein e Gödel vêm à vida...
Passem lá e conheçam a Logicomix, um material digamos... bem interessante!

agosto 30, 2010

Guia Mangá - Cálculo Diferencial Integral



Acabei de adquirir um livro mangá que trabalha Cálculo Diferencial e Integral.
Série Guia Mangá, editado pela NovaTec

Super engraçadinhoooo!!!!

Autor: Hiroyuki Kojimae Becom Co. Ltd. 
ISBN: 978-85-7522-208-9
Páginas: 256
Ano: 2010

Aulas no Portal do Professor


Espaço da Aula no Portal do Professor é um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. As aulas podem conter recursos multimídia, como vídeos, animações, áudios etc, importados do próprio Portal ou de endereços externos. 
Vale a pena participar...

Para conhecer minhas aulas, clique sobre o título...

1 - A Matemática e a literatura: buscando aproximações...

agosto 13, 2010

ciclo de vida...


Essa semana pela primeira vez em muito tempo pude refletir sobre uma série de coisas que se passaram nesses últimos anos da minha vida. Fiquei em casa "descansando" devido a um suposto H1N1. Segundo a médica por ter tomado a vacina, o vírus não aparece. Mas meus sintomas a levaram a crer que era melhor tratar como tal. Isso inclui antibióticos e Tamiflu. Pude perceber que estou fechando um ciclo da minha vida. Esse ciclo começou quando entrei no mestrado em 2008. Conheci pessoas, passei por inúmeros processos e aprendizagens. De lá para cá tanta coisa mudou e com certeza já não sou mais a mesma. Os últimos tempos têm sido muito acentuados para mim, mas considero que faz parte do processo...

Enfim, meu trabalho está entregue. Não sei se é o melhor trabalho, mas estou certa que fiz o melhor que pude. Minha defesa está marcada para 23 de agosto, as 13 horas. Então, esse ciclo se fecha e dá lugar a um novo começo, que estou ansiosa por viver...

julho 29, 2010

aproximações entre a Literatura e Matemática I

Na perspectiva de buscar aproximações entre a Literatura e a Matemática, muitos livros podem ser trabalhados. 
Pensar em atividades como esta, contribui para lançar um “novo olhar” para a disciplina, permitindo conexões entre a matemática e as outras ciências. Trazer a História da Matemática para a formação de alunos leitores, pode contribuir na formação de autonomia de pensamento e estabelecimento de relações e deduções, com as quais o aluno pode fazer conjecturas, expor e contrapor pontos de vista.


Algumas sugestões para leitura com os alunos...



20000 Léguas Matemáticas: Um passeio pelo misterioso mundo dos números
Autor: A. K. Dewdney
Editora Jorge Zahar
Resumo: O livro inicia com a chegada do escritor a Atenas, o encontro com um historiador da matemática grega e uma bela discussão sobre Pitágoras e o mundo dos inteiros. O autor passa ainda por mais três cidades do mundo, no Egito, Itália e Inglaterra, conhecendo outros matemáticos e procurando respostas para suas questões, conhecendo desde a astronomia islâmica até a simulação da vida em maquinas SPARC da Sun.



Tio Petros e a Conjectura de Goldbach: Um romance sobre os desafios da matemática
Autor: Apostolos Doxiadis
Editora: Editora 34
Resumo: Ao longo do tempo a Conjectura de Goldbach torna-se um dos problemas mais intrigantes da Matemática. Mesmo já tendo sido testada, ninguém jamais conseguiu provar que a afirmação é válida para todos os números inteiros maiores que 2 e, recentemente, até um prêmio de 1 milhão de dólares foi oferecido a quem for capaz de demonstrá-la...




O Teorema do Papagaio: Um thriller da história da matemática
Autor: Denis Guedj
Editora: Companhia das Letras
Resumo: Um filósofo em uma cadeira de rodas, um menino surdo, um casal de gêmeos adolescentes e um papagaio que sofre de amnésia, esse grupo inusitado de repente se defronta com uma situação ainda mais estranha quando a remessa de uma fabulosa biblioteca de livros raros de matemática chega até sua casa, em Paris, enviada da longínqua Manaus. À medida que lêem as obras, ficam cada vez mais curiosos a respeito da incrível série de aparentes coincidências entre suas vidas e a daqueles que estudam. Em meio a uma rede de intrigas envolvendo a máfia, seqüestros e enigmas intelectuais, O teorema do papagaio cativa o leitor ao lançar-lhe um desafio, que será compartilhado por cada um dos personagens; compreender e organizar a história do pensamento matemático desde a Antiguidade até os nossos dias.  


O Diabo do Números
Autor: Hans Henzensberger/ Sérgio Tellaroli
Editora: Companhia das Letras
Resumo: Robert, um menino de 11 anos, é constantemente assombrado por pesadelos. Certa noite, inesperadamente, começa com uma seqüência de sonhos nos quais o vai conviver com um demônio chamado Teplotaxl, que faz todo o tipo de bruxarias com números. De sonho em sonho, Teplotaxl consegue seduzir Robert com contas, cálculos, triângulos, expoentes, etc.
Diabo dos Números disponível para download em: Livros Grátis


Fonte das imagens e sinopses: Livraria Cultura