novembro 20, 2008

UTILIZAÇÃO DO SOFWTARE WINPLOT EM UMA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA - RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

por Eguimara Branco
eguibranco@gmail.com

Esta atividade é uma das que compõem o cronograma da disciplina Recursos Tecnológicos e Educação Matemática, ministrada pela professora Dra. Suely Scherer
do Programa de Pós-Graduação em Educação – Linha de Educação Matemática, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e consiste em planejar e propor uma oficina aos demais alunos do grupo. Nessa oficina, deve-se apresentar um software de Matemática a partir da abordagem construcionista, teoria proposta por Seymour Papert. Na abordagem construcionista, o computador, é visto como um meio que permite a construção do conhecimento, nessa abordagem, o aluno é quem ensina o computador, ou seja, o computador possibilita que as idéias dos alunos sejam exploradas, apresentadas e depuradas. Ainda nessa abordagem, o professor atua como um questionador, propositor, orientador e as informações são repassadas aos alunos para que estes possam construir o conhecimento, deixando marcas e características próprias em suas produções. Este trabalho consiste então, do relato de uma experiência a partir da utilização do software Winplot, programa utilizado para plotar gráficos de funções em matemática, a partir de uma abordagem construcionista e da análise de algumas categorias combinadas, entre aluno/professores e a professora da disciplina, quais sejam: papel do professor; relação professor x aluno; relação sujeitos x tecnologias; e aprendizagem dos conteúdos. O software winplot oportunizou aos colegas construir diversos conceitos, permitindo aos sujeitos visualizar a construção, facilitando a compreensão e assimilação do conceito e/ou problema que os mobilizaram. A seguir, relato algumas observações e análises referentes ao contexto do software, da oficina, e das atividades propostas para a mesma.

Experiência com o Winplot - clique aqui, para ver ou baixar o artigo na integra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário