novembro 22, 2011

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar como os professores de Educação Física da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Núcleo Regional de Campo Mourão/PR, utilizam-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa descritiva de campo. Para isso, utilizou-se como aporte teórico de autores que discutem conceitos de Tecnologias aplicadas à educação: Kenski (2003, 2007), bem como o impacto que as mesmas causam nas aulas de Educação Física: Pires et. al (2006) e Chanan, Nascimento, Chanan (2006). Para atender o objetivo proposto, entendemos como alternativa a formação continuada dos professores para que possam apreender, assimilar e apropriar-se das tecnologias para que as mesmas possam ser aplicadas em sala de aula na perspectiva da integração com os conteúdos escolares. O debate sobre o uso, a influência e a importância das TIC na Educação Física é fundamental para o crescimento social e possibilita construir novos saberes da área além de atribuir outros valores às TIC, ampliando e aperfeiçoando, a formação e qualificação profissional em Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Tecnologias de Informação e Comunicação.



Para ver o artigo na integra, clique aqui...

BLOGS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA


Resumo

O presente trabalho é resultado de uma proposta de pesquisa desenvolvida para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná, que teve por objetivo oportunizar situações onde professores de matemática pudessem conhecer, produzir, interagir e socializar dúvidas e conhecimentos por meio do uso de blogs; e ainda, nessa utilização, explorá-los de forma crítica a fim de refletir sobre as possibilidades e desafios desse uso para a educação. Para tanto, foi criado um grupo de trabalho com encontros semanais envolvendo três professoras de matemática do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa. Tais momentos foram analisados por meio da metodologia da pesquisa qualitativa (entrevista e observação participante) e fundamentados nos estudos de Brito e Purificação (2008), Kenski (2003, 2007), Santaella (2007), Valente (1999, 2007), Miskulin et al. (2005) e de Bairral (2009). Podemos afirmar que as possibilidades de produção, interação e socialização por meio do uso de blogs estão vinculadas à dinâmica do professor, da maneira como conduz suas pesquisas e publicação.


Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de Professores, Blogs, Interação.


Para ver o artigo na integra clique aqui...